Micoses

Micoses

Micoses

A micose é o nome genérico dado às doenças causadas por fungos, essas doenças podem ser superficiais ou profundas. Nos casos de micoses superficiais, a pele, e seus anexos como a unhas e o cabelo são atacados.
As micoses superficiais da pele e da unha estão entre as queixas dermatológicas mais frequentes e nos países tropicais, por conta do calor excessivo e da umidade, os problemas com essa doença se agravam.

Frieira a micose de pele dos pés

A tinea pedis conhecida como  “Pé de atleta” ou frieira é o tipo de micose mais comum acometem principalmente a sola dos pés e os espaços interdigitais, denominada clinicamente por Tinea pedis é uma infecção dermatofítica que pode facilitar a instalação de uma infecção bacteriana secundária.

Comumente, as infecções fúngicas são contagiosas. A “frieira” é uma infecção de transmissão rápida em condições de alta umidade e temperaturas elevadas, principalmente entre indivíduos suscetíveis com baixa imunidade ou que estão sendo medicados com antibióticos sistêmicos por longo período.

Após o contágio o microorganismo passa a se alimentar da queratina da pele podendo causar descamação nas áreas interdigitais ou subdigitais, fissura ou vesículas dependendo da região afetada.

 

As lesões são incomodas e persistentes e decorrem da presença do próprio fungo ou em virtude da reação de hipersensibilidade específica ao agente causal ou a seus produtos. As reações muito inflamatórias podem ocorrer em virtude da suscetibilidade do hospedeiro.

O mais importante é que as infecções fúngicas como a micoses de pele e a micose de unha são doenças tratáveis e na maioria dos casos com relativa facilidade.

Onicomicose  a micose de unha

Onicomicose é um termo amplo atribuído às infecções fúngicas que afetam as unhas, popularmente conhecida como micose de unha ou Tinea da unha é uma doença que progride ao ponto de desfigurar as unhas, muitas vezes, destruindo por completo a lamina.

Tratar a onicomicose é primordial!

 Manifestações mais frequentes das onicomicoses.

Segundo seus aspectos clínicos a onicomicose é classificada como: onicomicose subungueal distal e lateral, onicomicose branca superficial, onicomicose subungueal proximal e onicomicose distrófica total e a manifestação das infecções no aparelho ungueal apresenta alguns sintomas característicos como:

 

Descolamento ungeal: a unha descola do seu leito, geralmente iniciando pelos cantos e fica oca. Pode haver acúmulo de material sob a unha.

Espessamento: as unhas aumentam de espessura, ficando endurecidas e grossas. Esta forma pode se acompanhada de dor e levar ao aspecto de “unha em telha” ou “unha de gavião”.

Leuconíquia: manchas brancas na superfície da unha.

Paroníquia reação inflamatória comprometendo as dobras periungueais.

Manchas: A coloração da unha geralmente esta alterada, podendo se tornar esbranquiçada, verde-amarelada, acastanhada ou escurecida com ou sem estrias longitudinais.

Deformidades: A unha se enruga ou aparenta depressões.

Esfarelamento:As unhas tornam-se corroídas, quebradiças e perdem porções anteriores.

Onicolise: Se não tratada a onicomicose pode evoluir ao estágio no qual ocorre a separação gradual do limbo do leito ungueal e o indivíduo perde a unha.

 

Tratar a micose é primordial!

Deixe um comentário