Causadores

Micoses

Causadores

As micoses são determinadas por uma ampla gama de espécies fúngicas divididas em três grupos bem definidos: fungos dermatófitos, leveduras e Fungos filamentosos não-dermatófitos.

 

Fungos dermatófitos ou filamentosos queratinofílicos: Os dermatófitos são fungos filamentosos, septados e hialinos (fungos claros) que utilizam a queratina como nutriente durante a infecção, responsáveis por cerca de 85% dos casos nos quais Trichophyton, Mycrosporum Epidermophyton são os gêneros dos agentes causadores. Até o presente já foram identificadas cerca de 30 espécies de dermatófitos causadoras de moléstias em humanos e as alterações produzidas por estes fungos são denominadas dermatofitoses.

 

Leveduras: São fungos unicelulares que possuem células arredondadas ou ovais. Geralmente são espécies    invasoras secundárias atuam como um agente oportunista, pois vivem como saprófitas (se alimentam de matéria orgânica morta), mas se as condições locais e sistêmicas forem propícias para o seu desenvolvimento, podem manifestar patogenicidade. Responsáveis por cerca de 6% dos casos de patologias nas quais o organismo causador mais comum é a Candida albicans.

Existem alguns relatos de coexistência entre levedura e fungos filamentosos.

 

 Fungos filamentosos não-dermatófitos: Estes fungos também são organismos saprófitas, mas podem produzir infecções semelhantes às produzidas por fungos dermatófitos, principalmente nos casos de Scytalidium dimidiatum e Fusarium solani por liberarem proteases queratinofilícas que os permite invadir as células e causarem sintomas como a distrofia nas unhas.

Os fungos filamentosos não-dermatófitos podem ser hialinos ou demáceos (fungos escuros) e os mais freqüentemente encontrados são: Henderso-nula toruloidea ouScytalidium dimidiatum, Scytalidium hyali-num, Acremonium sp, Fusarium sp, Scopulariopsis brevicaulis, Aspergillus sp e Penicillium sp. Dependendo da região geográfica, entre 1%-12%, dos casos de onicomicose registrados são causados por este tipo de fungo.

IMAGENS :Imagens do Atlas de Micologia fotos de Dr. Rui Tomé

Leave us a comment